quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

OUTRAS REFLEXÇOES SOBRE MARKETING POLÍTICO






Marketing Político


Conceito de Marketing.(Mercadologia)

Segundo Sandroni(1996,p.316)

''Neologismo norte-americano que designa a moderna técnica de comercialização. Conjunto e técnicas matemáticas, estatísticas, econômica, sociológicas e psicológicas, usadas pelos produtores para estudar o mercado e conquistá-lo mediante o lançamento planejado dos produtos.''
Marketing Político.

O marketing político é a propaganda, uma técnica que pretende chegar ao coração do eleitor, e por isso é necessário ressaltar o lado bom de um candidato e modificar a parte negativa.

Todas as campanhas políticas candidatos tenta de todas as maneiras convencer o eleitores que são merecedores do seu voto. É uma sobrecarga de convencimento intensivo feito com os recursos oferecidos pela ferramenta chamada de Marketing Político.

Penso que seria mais correto se fosse aplicado com mais frequência pelos partidos políticos, para conscientizar a população sobre a importância dos valores e progamas que os partidos defendem, pena que isto não acontece.

O Marketing Politíco não é bom nem ruim, por si só não faz milagres é apenas o que envolve o crescimento de um produto especial, a "idéia”, da qual a imagem é o resultado. O que vemos depois das campanhas políticas é a constatação de uma realidade social de massa influênciada gigantescamente pela TV e outros meios avançados da tecnologia.

Um dos mecanismos usado pelo Marketing em geral é a imagem e o visual, não mexe nas propostas ou ídéias do candidato.

É na campanha eleitoral que vemos a utilização do Marketing torna-se marcante. Seja na eleição para Presidente da República, ou numa campanha modesta para Vereador. Possui uma estrutura padrão de acordo com situação de cada candidato ao cargo em questão.

Portanto a propaganda não é maléfica ou benéfica, ela tem a função de realçar as qualidades e propostas do candidato, além de legítimo, isso é fundamental para ajudar o eleitor a definir o seu voto.O mais importante disso tudo é saber fazer escolha certa, pois esperar as próximas eleições é um retrocesso no cresicimento da Nação.

O vídeo abaixo exemplifica a essência do makerting político.










Moura, Paulo Gabriel Martins de. Bolsa família: projeto social ou marketing político?. Rev. katálysis, Jun 2007, vol.10, no.1, p.115-122.

Finamore, Claudia Maria and Carvalho, João Eduardo Coin de Mulheres candidatas: relações entre gênero, mídia e discurso. Rev. Estud. Fem., Set 2006, vol.14, no.2, p.347-362.

Lima, Graziele C. Dainese de. As (difusas) fronteiras entre a política e o mercado: um estudo antropológico sobre marketing político, seus agentes, práticas e representações. Horiz. antropol., Jun 2005, vol.11, no.23, p.318-320.

Veiga, Luciana and Gondim, Sônia Maria Guedes A utilização de métodos qualitativos na Ciência Política e no Marketing Político. Opin. Publica, 2001, vol.7, no.1, p.1-15.

Um comentário:

  1. Arlete concordo com você, acho que realmente a iniciativa da utilização do marketing político deveria ser dos partidos políticos. Nesse país, as vezes o partido político só existe para cumprir normas eleitorais e na prática se torna "fictício"...

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